PEM 2022-2023

Aventura na Cidade

Jogo de personagens, cuja ação e decisões tomadas perante as situações que surgem influenciarão a forma como a história se desenrola.
A resolução destas situações vai depender da capacidade de tomar decisões, de gerir recursos, de consultar o meio e as pessoas, e de controlar o tempo e o dinheiro que têm para esta aventura imaginada.
Através deste percurso imaginário, são abordados temas que passam pela saúde, primeiros socorros, condições sociais, recursos comunitários, afetos e emoções.
Neste percurso imaginário está sempre presente o paralelismo com a vida real, com a história enquanto pessoa e com os seus recursos familiares e sociais. Muitas vezes estas tarefas vão exigir que se vá à procura da forma de resolver as situações-problema entre aquelas pessoas que nos são mais próximas e entre os recursos que a comunidade nos oferece.

Público-alvo
Professores, educadores e animadores que trabalham com crianças e jovens, integrados no 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário.

 

Objetivos
Promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
Promover a criação de um espaço propício ao estabelecimento de uma relação de proximidade e de partilha entre os técnicos e as crianças/jovens, bem como dentro do próprio grupo.
Promover atitudes e comportamentos saudáveis.
Formar técnicos para intervir junto de crianças e jovens, enquanto agentes de prevenção.

 

Calendarização
Divulgação: Início do ano letivo.
Ação de formação: com a duração de 30 horas repartidas: datas a definir.
Acompanhamento: reuniões de supervisão, a agendar com os participantes.
Sessões finais: a realizar no fim da implementação do projeto.
Avaliação: no final do ano letivo.

Informações

Divisão de Desenvolvimento Estratégico – Gabinete Seixal Saudável
Mirieme Ferreira e Sandra Cunha
seixal.saudavel@cm-seixal.pt
Tel.: 212 276 700 / 918 705 635

Parceiros
ARISCO – Instituição para a Promoção Social e da Saúde
Escolas do 2.º e 3.º ciclos e secundárias.
Instituições particulares de solidariedade social

Post a Comment