Todos os projetos

Neste dia, os alunos do 1.º ciclo do ensino básico, as crianças da educação pré-escolar do ensino público e ensino particular apresentam-se mascarados (…)

Em conformidade com a legislação em vigor, é da competência das câmaras municipais proceder à organização, ao financiamento e ao controlo dos apoios prestados no domínio dos transportes escolares (…)

Conjunto de apoios (financeiros e logísticos) concedidos pela Câmara Municipal do Seixal para o desenvolvimento de projetos e iniciativas dos jardins de infância e das escolas da rede pública (…)

Os protagonistas são os alunos e o projeto traduz-se numa interessante dinâmica de professores e educadores, movimento associativo de pais, autarcas, músicos, poetas populares e amigos das escolas (…)

Uma coleção de cromos e respetiva caderneta são o ponto de partida para abordar diversos temas que visam a promoção da saúde, a prevenção da toxicodependência e outros comportamentos de risco (…)

O Projeto de Apoio à Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico tem como principal objetivo a aplicação do Programa de Expressão e Educação Físico-Motora nas escolas da rede pública do 1.º ciclo do ensino básico.

O projeto pretende aproximar as comunidades escolares do Seixal provenientes dos diversos contextos migratórios, tendo por base uma lógica de intervenção que promova a interação (…)

Projeto direcionado para as escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário que visa apoiar o trabalho desenvolvido pelos grupos de teatro existentes nas escolas.

Seguimos pistas para descobrir o jardim da Quinta da Fidalga, que foi construído como uma obra de arte.

As ações realizadas pretendem dar a conhecer o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Seixal. Este plano define as orientações relativas à atuação dos vários organismos, em caso de ocorrências no território. (…)

Projeto de promoção da saúde psicológica na adolescência. Recorrendo a dinâmicas de grupo promotoras da reflexão e à produção de materiais (…)

As bolsas de estudo são concedidas a alunos que frequentam o ensino secundário e o ensino superior, mediante apresentação de candidatura por parte dos interessados e tendo em conta os critérios de seleção das normas para atribuição deste apoio.

A ação visa estimular o interesse pelo xadrez e ensinar o jogo aos alunos. Esta é uma modalidade que estimula o raciocínio lógico e a concentração das crianças. Na sua aprendizagem, vão contar com a participação de um monitor (…)

No Dia Nacional do Pijama, as crianças até aos 10 anos vão vestidas em pijama para as escolas ou instituições participantes e passam, assim, o dia em atividades educativas (…)

Manter um jardim requer muito trabalho e um dos principais problemas são as ervas daninhas. Não existe época certa para as eliminar (…)

Projeto dirigido aos núcleos de xadrez das escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, assim como às escolas secundárias, que apoia o desenvolvimento da modalidade, através de apoio técnico e material (…)

Apoio e incentivo à dinamização de rádios e jornais escolares, como contributo para o desenvolvimento da comunicação, da escrita e do incentivo à leitura (…)

Projeto de formação que aborda os objetivos das áreas curriculares da Expressão Dramática no 1.º ciclo, com o objetivo de encorajar a criança a encontrar, através de jogos expressivos e de movimento e ritmo, novas possibilidades de expressão (…)

Sessões de sensibilização, com duração de 45 minutos, sobre os seguintes temas: prevenção do tabagismo; prevenção do cancro da pele (…)

Acompanhamento de crianças em idade pré-escolar, após o tempo letivo em jardins de infância municipais.

No âmbito de um tema ou comemoração, os alunos elaboram o Jornal Interescolar, cujos conteúdos são propostos e redigidos pelos alunos das escolas aderentes.

Realização de ações de formação não creditada, visando facultar informação para a realização de atividades de organização, gestão e animação de bibliotecas escolares (…)

O clube caracteriza-se pela sua curta duração, pelo que se promove a leitura integral de uma obra (…)

A Ludoteca recebe grupos de crianças de 4 a 25 participantes para, durante 2 horas, usufruírem do espaço e das suas diferentes áreas de jogos (…)

O Dar de Volta é um projeto da Biblioteca Municipal do Seixal que consiste na recolha e organização de manuais escolares para posterior redistribuição a quem precise e os solicite.

A Feira de Projetos Educativos constitui-se anualmente como um espaço de partilha, que envolve toda a comunidade educativa, promovendo a mostra dos projetos desenvolvidos com as escolas e parceiros.

Uma noite diferente em que as crianças participam em ateliês de escrita e leitura criativa (…)

Pensando em arquitetura há que pensar o espaço. Um espaço útil a quem o ocupa, pois os arquitetos pensam e desenham espaços habitáveis. Seja um museu ou mesmo a nossa casa (…)

Para sensibilizar a comunidade educativa para as questões relacionadas com os temas da energia, nomeadamente a utilização racional de energia, a eficiência energética, as energias renováveis e as alterações climáticas, a AMESEIXAL leva a cabo um conjunto de sessões (…)

Concurso de intérpretes musicais, organizado pelas associações de estudantes e pela Câmara Municipal do Seixal, no âmbito do programa Aescolamexe, aberto a todos os alunos das escolas secundárias do concelho.

A Ação Social Escolar assegura as condições para a igualdade de oportunidades às crianças e jovens no acesso ao sucesso educativo. As competências municipais nesta matéria contemplam o subsídio de livros, material escolar e refeição.

Os ovos da páscoa podem ser decorados de forma simples ou transformados em verdadeiras obras de arte. Na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, a obra do mestre é motivo de inspiração para decorar os ovos desta época festiva.

Os alunos e professores são desafiados a participarem neste concurso, apresentando desenhos sobre variados temas (…)

Jogo de personagens, cuja ação e decisões tomadas perante as situações que surgem influenciarão a forma como a história se desenrola (…)

Conjunto de apoios concedidos pela Câmara Municipal do Seixal a associações de pais e encarregados de educação, para desenvolverem as suas atividades nas escolas e na comunidade (…)

Este projeto pretende sensibilizar os alunos e professores para questões relacionadas com a segurança rodoviária, promovendo uma mobilidade mais segura (…)

A Câmara Municipal do Seixal, as juntas de freguesia, as escolas do 1.º ciclo do ensino básico e os jardins de infância da rede pública do município do Seixal assinalam o Dia Mundial da Criança, com variadas atividades.

Projeto de cooperação interescolar de promoção e divulgação da leitura, com o apoio do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (…)

O Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas, no âmbito da educação ambiental (…)

Pretende-se distinguir os melhores vídeos que alertem para a promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis.

Workshop de promoção e informação de técnicas para contar histórias, bem como dos diferentes formatos de livros existentes no mercado (…)

A Quinta Pedagógica de São Paulo, situada em plena serra da Arrábida, tem condições ímpares para a realização de atividades lúdicas e pedagógicas, sendo abordados nas visitas vários temas (…)

Projeto de apoio ao desporto escolar nas escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário, que pretende estabelecer parcerias de ação para que o desporto escolar se integre na dinâmica do desenvolvimento do concelho.

Aescolamexe é um programa de parcerias entre a Câmara Municipal do Seixal, conselhos executivos e associações de estudantes (…)

As quintas portuguesas tinham pomares de árvores de espinho, para perfumarem o local e permitir às senhoras longos e agradáveis passeios pelos seus caminhos. Mas afinal, o que são árvores de espinho?

Nesta atividade plástica serão exploradas algumas técnicas de pintura utilizadas pelo artista Manuel Cargaleiro, em que o ato de «roubar» mais não é do que aprender, explorar e experimentar (…)

Partindo de uma performance/leitura do texto «Manifesto Antileitura», de José Fanha, desenvolve-se uma sessão de divulgação da Biblioteca Municipal do Seixal e dos benefícios da leitura (…)

Sessão de grupo com mostra de Powerpoint elucidativo dos cuidados a ter com os documentos (livros, fotos ou outros) e quais os fatores que contribuem para a sua deterioração (…)

A leitura encenada e interativa de uma história, previamente selecionada e preparada, é o convite que se faz aos participantes (…)

Feira de troca de livros usados e oferta de audiovisuais.

Visitas orientadas aos serviços da biblioteca municipal, para públicos diferenciados.

O Projeto Tocá Rufar é uma oferta da Câmara Municipal do Seixal na formação de jovens na área das artes e tornou-se um projeto com dimensão nacional (…)

Ações de formação, sensibilização e informação, no âmbito do Dia da Internet Segura, que promovem a utilização da Internet de uma forma mais segura.

Sessões de exploração criativa de histórias, em que a partir de um livro, se propõem um conjunto de outras leituras (…)

Atividades autónomas de destreza manual, visual e de estimulação da criatividade, imaginação e de descoberta de sentido(s), envolvendo as diferentes expressões artísticas.

O projeto contempla workshops a realizar nas escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos e um concerto pedagógico no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, em que os alunos das escolas participantes são convidados a assistir (…)

Jogo interativo, de cariz lúdico e didático, que funciona num computador e é projetado num ecrã, permitindo a sua visualização por jogadores e assistência, fomentando, ainda, o elemento competitivo inerente ao projeto.

A energia, e mais concretamente a utilização racional da energia e as energias renováveis, serão temas a abordar, despertando os alunos para a adoção de práticas corretas nestas matérias.

Atividades de jogos e ateliês relacionados com a Hora do Conto e com o tema anual da biblioteca (…)

Workshop para a promoção da importância da leitura desde as mais tenras idades.

Histórias contadas de viva voz pelas personagens, num serão em que se visita a biblioteca à luz de velas (…)

Este projeto complementa as visitas ao espaço da Quinta Pedagógica de São Paulo, ficando agendada a visita às escolas aquando da visita à quinta (…)

Visitamos a exposição e ficamos a conhecer vários tipos de medalhas. As medalhas institucionais, as medalhas que marcam acontecimentos relevantes (…)

Feira do livro complementada com diversas atividades ligadas à promoção do livro e da leitura, que contam com a participação de escritores (…)

Aqui todos podem ter a palavra. Após visita à exposição da Oficina de Artes Manuel Cargaleiro ou ao jardim da Quinta da Fidalga, continuamos o percurso dando voz a miúdos e graúdos (…)

Olhando o painel como um todo, encontramos o seu padrão. Partindo-se sucessivamente, chegamos ao seu módulo (unidade)… depois, descobrimos as formas geométricas (…)

Cedência de exposições informativas e documentais, bem como de catálogos e materiais pedagógicos (…)

Visitas de estudo ao Arquivo Municipal do Seixal, onde serão explicadas as etapas do trabalho do arquivista (…)

Atividade a realizar em colaboração com os docentes, com dinamização em sala de aula. Consiste em disponibilizar coleções de documentos do Arquivo Municipal do Seixal (…)

Workshop de sensibilização e informação sobre a importância da leitura.

Realização de atividades recreativas e culturais que possibilitem a vivência do imaginário fantástico e do espírito de Halloween.

A partir de mapas criados por ilustradores profissionais, dar-se-á lugar à discussão coletiva sobre surpresas, preferências e objetos-livro (…)

O Serviço Municipal de Proteção Civil está disponível para colaborar com as escolas do município na organização de exercícios (…)

Animação da Hora do Conto com leitura e representação de textos.

Pretende-se com esta iniciativa divulgar, informar, sensibilizar e formar sobre medidas de autoproteção em situação de risco. (…)

A AMESEIXAL propõe desenvolver diagnósticos energéticos nas escolas do concelho, em colaboração com professores e alunos, tendo como objetivo sensibilizar os atores diretamente envolvidos no projeto educativo para questões tão importantes (…)

Esta atividade permite às crianças vivenciar a realidade de uma biblioteca de forma interativa (…)

Concurso alusivo ao Dia dos Namorados, destinado preferencialmente a turmas de português e línguas estrangeiras, educação visual e cidadania (…)

As propostas de atividades surgem em formato de maleta pedagógica. As maletas estão disponíveis para empréstimo (…)

Na exposição permanente 600 Anos de Moagem no Moinho de Maré de Corroios, o trigo, o milho, o centeio e muitos outros são cereais para ver, tocar e conhecer com o jogo Dominó dos Cereais.

Visitas à Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços para exploração do seu património e biodiversidade.

Exploração e apropriação das cores e motivos geométricos e florais da pintura de Cargaleiro.

Explorar os motivos da pintura tradicional das embarcações tradicionais do Tejo, estabelecendo pontes com elementos naturais e edificados da Quinta da Fidalga e com a pintura de Manuel Cargaleiro.

Um pernalonga, D. Nuno Álvares Pereira, um moleiro e a sua neta são as personagens de um teatro de fantoches. Através deles, os participantes são convidados a descobrir o Moinho de Maré de Corroios.

Com apenas quadrados, círculos e losangos, cada um cria o seu azulejo em que o resultado final será uma flor.

A Biblioteca Municipal do Seixal disponibiliza gratuitamente materiais e recursos, que podem ser explorados em contexto educativo formal e informal.

Descobrir as formas e subtilezas dos traços e volumes deixadas pela escultora e medalhista Dorita Castel-Branco vai levar-nos a conhecer uma mulher criativa e cheia de engenho. Não vai ser difícil adorar Dorita… vamos dar forma a uma medalha em

Ateliês temáticos realizados a propósito de datas marcantes do calendário, como as estações do ano, a comemoração de datas festivas, celebração de dias mundiais, internacionais ou nacionais.

Promover e incentivar a implementação de fontes de energia renováveis, a nível local, através da elaboração de maquetas alusivas ao tema.

Prémio de poesia juvenil anual, que tem como objetivo fomentar o gosto pela escrita, em especial a poesia, junto da comunidade estudantil.

Um conjunto de livros circula entre os alunos que devem ler a primeira página. De seguida, avaliam-se os livros numa escala de 1 a 5, e no final, decorre um diálogo sobre os resultados.

Ouvir, ver e experimentar é a melhor forma de experimentar as técnicas de criação de uma medalha.

Começa-se por observar a luz e a cor do painel da Igreja Paroquial de N. Sra. do Livramento, para depois se observar o rio que banha o Seixal, as suas cores, os bivalves que o habitam e recriar a técnica

Teatro de fantoches que se realiza junto da exposição Levantados do Chão: das Planuras Alentejanas ao Bulício da Fábrica Mundet, no Seixal.

Visita à exposição de rua Levantados do Chão: das Planuras Alentejanas ao Bulício da Fábrica Mundet, no Seixal. De seguida, faz-se travessia no Tejo, tal como João Mau-Tempo, personagem do romance «Levantado do Chão», de José Saramago, que foi preso

Iniciativa que tem como objetivo descobrir as obras do artista Manuel Cargaleiro.

Visita à exposição de rua Levantados do Chão: das Planuras Alentejanas ao Bulício da Fábrica Mundet, no Seixal e exploração trechos do romance de José Saramago «Levantado do Chão», com vista a descobrir o que é um machuco, um chaparro,