Bolsas de Estudo
As bolsas de estudo são concedidas a alunos que frequentam o ensino secundário e o ensino superior, mediante apresentação de candidatura por parte dos interessados e tendo em conta os critérios de seleção das normas para atribuição deste apoio.
Feira de projetos educativos
A Feira de Projetos Educativos constitui-se anualmente como um espaço de partilha, que envolve toda a comunidade educativa, promovendo a mostra dos projetos desenvolvidos com as escolas e parceiros.
Visitas à Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços
Visitas à Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços para exploração do seu património e biodiversidade.
Dominó dos cereais
Na exposição permanente 600 Anos de Moagem no Moinho de Maré de Corroios, o trigo, o milho, o centeio e muitos outros são cereais para ver, tocar e conhecer com o jogo Dominó dos Cereais.
Um pernalonga no moinho
Um pernalonga, D. Nuno Álvares Pereira, um moleiro e a sua neta são as personagens de um teatro de fantoches. Através deles, os participantes são convidados a descobrir o Moinho de Maré de Corroios.
Os ratinhos, do Alentejo à Mundet
Teatro de fantoches que se realiza junto da exposição Levantados do Chão: das Planuras Alentejanas ao Bulício da Fábrica Mundet, no Seixal.
Com Saramago, da Mundet ao Aljube
Visita à exposição de rua Levantados do Chão: das Planuras Alentejanas ao Bulício da Fábrica Mundet, no Seixal. De seguida, faz-se travessia no Tejo, tal como João Mau-Tempo, personagem do romance «Levantado do Chão», de José Saramago, que foi preso
Que é um machuco?
Visita à exposição de rua Levantados do Chão: das Planuras Alentejanas ao Bulício da Fábrica Mundet, no Seixal e exploração trechos do romance de José Saramago «Levantado do Chão», com vista a descobrir o que é um machuco, um chaparro,
Escondidos na estante
Um conjunto de livros circula entre os alunos que devem ler a primeira página. De seguida, avaliam-se os livros numa escala de 1 a 5, e no final, decorre um diálogo sobre os resultados.
Banco de recursos educativos
A Biblioteca Municipal do Seixal disponibiliza gratuitamente materiais e recursos, que podem ser explorados em contexto educativo formal e informal.
Ateliês temáticos
Ateliês temáticos realizados a propósito de datas marcantes do calendário, como as estações do ano, a comemoração de datas festivas, celebração de dias mundiais, internacionais ou nacionais.
O nome que damos às pequenas coisas
Prémio de poesia juvenil anual, que tem como objetivo fomentar o gosto pela escrita, em especial a poesia, junto da comunidade estudantil.
Projeto de apoio ao desporto escolar nos 2.º e 3.º ciclos e secundário – Seixalíada
Projeto de apoio ao desporto escolar nas escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário, que pretende estabelecer parcerias de ação para que o desporto escolar se integre na dinâmica do desenvolvimento do concelho.
Quadrado, círculo ou flor? Vamos compor?
Com apenas quadrados, círculos e losangos, cada um cria o seu azulejo em que o resultado final será uma flor.
Motivos de pintura: do estaleiro naval à Quinta da Fidalga
Explorar os motivos da pintura tradicional das embarcações tradicionais do Tejo, estabelecendo pontes com elementos naturais e edificados da Quinta da Fidalga e com a pintura de Manuel Cargaleiro.
Cargaleiro por momentos: bivalves do Seixal
Começa-se por observar a luz e a cor do painel da Igreja Paroquial de N. Sra. do Livramento, para depois se observar o rio que banha o Seixal, as suas cores, os bivalves que o habitam e recriar a técnica
Descobrir Cargaleiro na paisagem urbana
Iniciativa que tem como objetivo descobrir as obras do artista Manuel Cargaleiro.
Flores da liberdade nos vermelhos – Cargaleiro
Exploração e apropriação das cores e motivos geométricos e florais da pintura de Cargaleiro.
Adora Dorita
Descobrir as formas e subtilezas dos traços e volumes deixadas pela escultora e medalhista Dorita Castel-Branco vai levar-nos a conhecer uma mulher criativa e cheia de engenho. Não vai ser difícil adorar Dorita… vamos dar forma a uma medalha em
Funde, grava e cunha…pimba, pumba!
Ouvir, ver e experimentar é a melhor forma de experimentar as técnicas de criação de uma medalha.